29/10/2012

O que é resistência elétrica?

Em artigos anteriores, vimos como a corrente elétrica, sem resistência, percorre um circuito, e a força com que ela é impulsionada. Mas, como até na eletricidade nem tudo são flores, os elétrons podem sofrer dificuldades durante esse percurso, e é aí que entra a resistência elétrica.

Resistência elétrica
Representação gráfica do resistor

A resistência elétrica, dada sob a grandeza Ω (Ohm) nada mais é que o exercício de oposição de um determinado corpo à passagem de corrente elétrica. Vários fatores podem colaborar para que haja essa resistência. No caso da eletricidade em si, diâmetro, comprimento, temperatura e tipo de material em que é feito o condutor, ajudam a interferir nesse fator. No caso, a resistência pode também ser usada à favor.

Efeito Joule

Esse efeito caracteriza-se pela transformação da energia elétrica em calor (energia térmica). A colisão entre alguns elétrons que passam num condutor com os átomos deste é que provoca esse aumento da temperatura, dependendo do tipo do condutor. Por isso, materiais especialmente construídos para isso são usados em ferro de passar, chuveiro elétrico, lâmpada incandescente, aquecedores, entre outros eletrodomésticos.

Resistores


Exemplo de resistores
Exemplos de resistores

Não dá pra falar em resistência elétrica sem citar o resistor. Trata-se de um componente usado na elétrica e na eletrônica, que tem por finalidade, por meio do efeito Joule, controlar a corrente elétrica, provocando queda de tensão.

Bom, isso é só um conceito. Em outros artigos, vamos analisar melhor os resistores, como calculá-los, associá-los, e como controlar a nosso favor a resistência.




Clique e confira um curso exclusivo de Instalações Elétricas!

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual tipo de material é o melhor condutor?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carlos,

    Em condições normais, a prata é o melhor condutor, sem dúvida. Mas pelo preço, é melhor usar o cobre mesmo.
    Agora em durabilidade, o ouro é melhor, por é o que apresenta menor oxidação.

    Abraços.

    ResponderExcluir

 
Voltar ao Topo da Página