Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

A eletricidade é tão importante nas nossas vidas, não é verdade? Através dela ligamos uma lâmpada pra iluminar o ambiente, a usamos para ouvir música, assistir àquele filme que gostamos. Mas já se perguntou o que é a eletricidade, como ela é gerada, enfim, seus princípios básicos?
Antes de mais nada, partimos do princípio de que a eletricidade é um fenômeno natural. Sim, é natural. A prova são os raios em dias de tempestade. São formadas por cargas elétricas positivas e negativas. As diferentes se atraem, e as iguais se repelem. Existe uma partícula no átomo chamada elétron, que se desprende facilmente de seu núcleo. Nesse movimento, é produzida a eletricidade.

  • Corrente elétrica e Tensão elétrica   
A corrente elétrica nada mais é que o movimento ordenado desses elétrons em um determinado condutor. Mas esse movimento, pra criar energia elétrica, está associado à uma diferença de potencial, ou seja, uma força que "empurre" esse fluxo. É aí que entra a tensão elétrica.

Pra ficar mais fácil entender, imagine um tubo que ligue duas caixas d'água, uma mais alta e outra mais baixa. A água com certeza saírá da que está mais alta e descerá pra mais baixa. Quanto maior a diferença de altura, maior será a velocidade de queda de água. Transportando isso pra eletricidade, quanto maior for a diferença de potencial (tensão), mais rápido será o fluxo de água (corrente).

Vale lembrar também que a unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI) da corrente elétrica é o ampère (A), e o da tensão é o volt (V).

Enfim, esses são os conceitos básicos da eletricidade. Mais a frente veremos outros também importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]