Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

No artigo anterior, disse que veríamos agora um artigo sobre Efeito Joule. Mas para entendermos melhor esse efeito, é preciso compreender primeiro as leis de Ohm. Para calcularmos corrente, tensão, resistência e o cálculo básico da potência elétrica, precisamos de uma fórmula matemática.

Lei de Ohm


A lei de Ohm tem esse nome em homenagem ao físico que formulou os cálculos, o alemão Georg Simon Ohm. A chamada primeira lei de Ohm diz que a razão entre a tensão elétrica e a corrente elétrica é igual à sua resistência elétrica, e que quanto maior for a resistência, menor será a corrente. Assim, estabeleceu-se a seguinte fórmula:

Primeira lei de Ohm

                                                                           

Já a segunda lei diz que a resistência que um determinado condutor apresenta é proporcional ao seu comprimento, e inversamente proporcional à sua área transversal, dada pela fórmula:

Segunda lei de Ohm

A princípio, vamos dar mais ênfase à primeira lei, pois ela é a mais importante por enquanto, porque através dela podemos variar a fórmula para também calcularmos não só a resistência, como tensão, corrente e potência elétrica.

Para facilitar esse processo, existe uma tabela que chamamos de "Círculo da lei de Ohm", onde nos é mostrado as três formas de se calcular as quatro grandezas. No círculo central, escolhemos qual grandeza queremos calcular, e ao longo do círculo, podemos ver as formas de como podemos calcular a grandeza. Observe:

Círculo da lei de Ohm


Usando esse círculo, fica mais simples calcular as grandezas. Por exemplo: vamos supor que eu sei que um determinado aparelho elétrico funciona com 220V e consome 4000W de potência. Mas eu gostaria de saber qual o valor da corrente elétrica que esse aparelho irá consumir. Para isso, vou até a parte verde do círculo onde estão as formas de cálculo da corrente elétrica. Como minhas grandezas que tenho à mão são tensão e potência, escolho a fórmula W/V. Diante disso, faço o cálculo: divido 4000 por 220, e obtenho como resposta  um valor de 18,1A (ampères).

Fácil, não. Fique a vontade para baixar o desenho do círculo, e tenha sempre à mão.




                                                                          

3 comentários:

  1. Adorei esse circulo de calculo de potencia elétrica pois nem sempre lembramos da formulas.

    ResponderExcluir
  2. As leis de Ohm isso me lembra a adolescencia quando estudei disso, hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e eu via tanto no SENAI de dia quanto a noite no curso técnico...

      Excluir

Bottom Ad [Post Page]