A lei de Ohm tem esse nome em homenagem ao físico que formulou os cálculos, o alemão Georg Simon Ohm. A chamada primeira lei de Ohm diz que a razão entre a tensão elétrica e a corrente elétrica é igual à sua resistência elétrica, e que quanto maior for a resistência, menor será a corrente. Assim, estabeleceu-se a seguinte fórmula:
Já a segunda lei diz que a resistência que um determinado condutor apresenta é proporcional ao seu comprimento, e inversamente proporcional à sua área transversal, dada pela fórmula:
A princípio, vamos dar mais ênfase à primeira lei, pois ela é a mais importante por enquanto, porque através dela podemos variar a fórmula para também calcularmos não só a resistência, como tensão, corrente e potência elétrica.
Para facilitar esse processo, existe uma tabela que chamamos de "Círculo da lei de Ohm", onde nos é mostrado as três formas de se calcular as quatro grandezas. No círculo central, escolhemos qual grandeza queremos calcular, e ao longo do círculo, podemos ver as formas de como podemos calcular a grandeza. Observe:
Fácil, não. Fique a vontade para baixar o desenho do círculo, e tenha sempre à mão.
Adorei esse circulo de calculo de potencia elétrica pois nem sempre lembramos da formulas.
ResponderExcluirAs leis de Ohm isso me lembra a adolescencia quando estudei disso, hehehe
ResponderExcluirVerdade, e eu via tanto no SENAI de dia quanto a noite no curso técnico...
Excluir