Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Fisicamente falando, todos os corpos são formados por átomos, compostos por um núcleo onde estão situados prótons e nêutrons, e os elétrons que circulam em sua órbita. O que caracteriza um material ser eletricamente condutor ou isolante é a disposição com que se encontram os elétrons.

Estrutura de um átomo
Estrutura de um átomo


No núcleo de um átomo temos as partículas de maior massa que são os prótons (carga elétrica positiva) e nêutron (sem carga). Já na eletrosfera temos as partículas que giram em torno do núcleo, que são os elétrons, que possuem carga elétrica negativa.

Agora que já sabemos como é constituído um átomo, ficará fácil compreender as características dos materiais condutores e isolantes.

Condutores

Os materiais condutores tem como característica possuir os elétrons fracamente ligados ao núcleo, ou seja, estão longe dele, lá na última camada da eletrosfera, o que significa que eles ficam meio que "vagando" por ela. Por isso podemos chamá-los de elétrons livres. Por serem livres, fica fácil para serem alinhados quando aplicamos uma tensão elétrica. A partir daí, com um movimento ordenando, surge a nossa corrente elétrica. Metais, o grafite, a água, são bons condutores elétricos.

Cobre um bom condutor de eletricidade
O cobre é um bom condutor e é usado em larga escala

Isolantes

Já os materiais isolantes possuem uma característica diferente. Os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo do átomo. Por isso, não há presença de elétrons livres. Materiais como o plástico, borracha, isopor e madeira são ótimos isolantes elétricos.

Borracha ótimo isolante elétrico
A borracha é um ótimo isolante elétrico


Bom, aqui vimos as características dos materiais condutores e isolantes e exemplos de alguns desses materiais. Em um próximo artigo veremos materiais que possuem as duas características, os chamados semicondutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]