Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Usar tomada em chuveiro é uma coisa que parece muito prática, qualquer manutenção ou limpeza seria bem fácil de desplugar não é mesmo? Mas na prática a coisa não funciona tão bem assim e isso envolve normas técnicas de instalação e segurança, além da própria física da eletricidade.

Chuveiro com Tomada


Embora seja tentadora a praticidade não é recomendado se usar tomadas em chuveiro, e isso segue uma norma técnica regida pela NBR que é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações regulamentadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essa norma consta na resolução seguinte:

9.5.2.3 Aquecimento elétrico de água

A conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomada de corrente.

A norma proíbe, mas não especifica com dados técnicos. então vamos a eles para uma melhor compreensão:

Existem dois tipos de tomadas vigentes no país, as de 10 ampères e as de 20 ampères. Isso quer dizer que na maioria das instalações elétricas o chuveiro consumirá mais do que isso. No artigo O Que É Efeito Joule vimos que toda passagem de corrente elétrica num determinado circuito com grande resistência gera calor, em consequência disso quanto mais resistência tiver no caminho mais trabalho a corrente terá para atravessar. E isso gera aumento aumento de correte elétrica para suprir a energia necessária para o chuveiro aquecer a água.

Outro dado é que embora a corrente elétrica seja "invisível" ao olho humano esse trabalho que ela exerce pra atravessar um circuito com alta resistência pode gerar pequenas vibrações. Quando você conecta um aparelho comum na tomada não percebe um pequeno afrouxamento na conexão? Com o chuveiro isso poderá gerar uma sobrecarga, fazendo com que os fios aqueçam e aumente o consumo de energia, o que pode refletir num acréscimo na conta de luz ou pior, um acidente grave.

Qual o modo de instalação recomendada?

Ao fazer a conexão do chuveiro com a instalação elétrica o mais recomendado é usar conectores de porcelana, eles evitam essas pequenas vibrações e são mais resistentes à ação do tempo que os conetores de plástico. Em postagens futuras abordaremos também dicas de dimensionamento de circuitos e outros dispositivos de segurança.



Quanto às tomadas prefira usá-las em equipamentos portáteis e/ou que consumam até 15 ampères, mas nunca em equipamentos aquecedores de água. E clique aqui para seguir o Eletricante no Facebook.


Um comentário:

Bottom Ad [Post Page]